Comprar um apartamento na planta pode significar vantagens e riscos. Portanto, é importante sempre estar atento a alguns cuidados antes de fechar negócio para não ter prejuízos.
Para te auxiliar neste momento de decisão, a Galleria Bank separou 7 dicas que podem te livrar de dores de cabeça e te ajudar a pensar neste novo investimento.
Confira abaixo:
- Defina o objetivo principal da compra
Gerar patrimônio, sair do aluguel ou ganhar renda passiva? Ter em mente o objetivo principal do imóvel é importante para quem ainda vai começar a pesquisa. Considere que por ser um empreendimento ainda em construção, você não poderá se mudar imediatamente, ainda que a papelada esteja finalizada.
- Saiba tudo sobre a construtora
Pesquise se a construtora é confiável através de sites de busca. Verifique a existência de problemas, reclamações e queixas em sites imobiliários e redes sociais. Também é interessante checar os registros profissionais dos engenheiros responsáveis pela obra no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) regional.
Caso você conheça alguém que já fez negócio com esta construtora, não economize nas perguntas. Procure saber sobre atrasos, descumprimentos das regras estabelecidas no contrato ou qualquer outro contratempo.
- Verifique a aprovação do município
Antes de considerar a compra de um apartamento na planta, não deixe de checar a aprovação do empreendimento na sua cidade. Feito isso, antes de efetuar uma proposta, solicite a apresentação desse documento, ele não pode ser negado a você.
- Faça visitas à obra e ao bairro
Nem todos fazem isso, mas visitar o local da construção mais de uma vez e e em horários diferentes faz toda diferença. Somente desta forma você tem uma visão limpa do andamento da obra e entende a rotina daquele bairro. Há lugares que podem parecer calmos e silenciosos, quando são barulhentos em determinados horários. Outros bairros alagam com facilidade, portanto fique atento!
- Conheça a unidade decorada
Ao conhecer o decorado você pode fazer o exercício de visualizar como seria a sua rotina e da sua família na casa nova. Se for um empreendimento empresarial, tente visualizar as equipes em suas estações de trabalho e considere se o tamanho da sala é o que você realmente precisa.
- Guarde os panfletos
Mais do que ferramentas de marketing eles são provas do que está sendo prometido a você na hora da compra. Tenha em mente que um simples panfleto pode definir uma disputa judicial com a construtora em caso de descumprimento do contrato.
- Tenha o orçamento em mente
É comum que algumas pessoas comecem a busca por um novo imóvel sem saber exatamente quanto podem pagar. Para acelerar seu processo de decisão e eliminar desgastes, a primeira coisa a fazer quando se está analisando a possibilidade da compra é ter o orçamento definido.
Uma dica interessante é pesquisar o valor aproximado que os imóveis da região que você pretende morar ou trabalhar têm. Isso te ajuda a limitar a busca. Caso você note que precisa de crédito, considere o empréstimo com imóvel como garantia da Galleria Bank (Clique aqui e faça sua simulação).