A alienação fiduciária é uma espécie de garantia presente em contratos de empréstimos, financiamentos e compras à prazo. Ela permite que você ofereça a uma instituição financeira um imóvel como garantia de pagamento.
A alienação fiduciária pode ser adquirida tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas.
Portanto, se você precisa de um empréstimo para pagar dívidas elevadas ou deseja adquirir bens que custam caro, como um segundo imóvel, por exemplo, esta opção pode ser a ideal. Continue acompanhando este artigo
No caso dos empreendedores que desejam investir ou expandir seus negócios, este tipo de garantia também pode ser uma ótima solução.
para saber mais:
Como funciona a alienação fiduciária?
Você (devedor fiduciante) transfere a propriedade indireta do imóvel é transferida para a instituição financeira (credor fiduciário) enquanto continua utilizando o imóvel normalmente.
Ou seja, após as partes fecharem o contrato, o devedor passa a “dividir” a propriedade sobre o bem dado em garantia com o seu credor. Logo, o bem passa a ter dois donos ao mesmo tempo: o proprietário fiduciário e o proprietário fiduciante.
Enquanto o contrato de empréstimo estiver em vigor (ou seja, até a sua quitação), nem a instituição financeira nem o dono original do imóvel tem a propriedade plena sobre o bem.
Ou seja: quando a dívida for paga, o bem retorna em sua totalidade para o devedor.
Vantagens de utilizar a alienação fiduciária:
- Instituição financeira tem mais segurança para efetuar o empréstimo:
A alienação fiduciária fortaleceu a segurança jurídica das operações de crédito. Quando o devedor deixa de ter propriedade plena sobre o bem, a instituição financeira fica protegida da inadimplência mesmo em situações de falência, insolvência ou recuperação extrajudicial.
- Adeus, burocracia:
As outras alternativas de garantias existentes, como a hipoteca, por exemplo, precisam de mais formalidades na hora de serem implementadas. Já com a alienação fiduciária, todo o processo de contratação acontece mais facilmente, sem precisar de intermédio da Justiça.
- Diminuição no risco de inadimplência:
Como o processo de alienação é mais rápido e seguro, o risco envolvido nas operações de crédito caiu. Isso beneficia a você, que passa a ter um acesso maior ao crédito, juntamente com melhores condições de pagamento.
Precisando de empréstimo? Nós do Galleria Bank podemos te auxiliar. Confira o Simulador de Empréstimo com Garantia de Imóvel e comece já a planejar seus próximos passos!