fbpx

O que é capital de giro

Você sabe o que é e qual a importância do capital de giro? Ter este conhecimento é essencial para a manutenção de pequenas e médias empresas. Monitora-lo é o que garante que a saúde financeira do seu negócio esteja em dia.

Confira a matéria abaixo para saber tudo sobre o assunto:

O que é capital de giro?

Capital de giro nada mais é do que os recursos que a empresa dispõe para arcar com suas despesas de custos fixos e variáveis independente de estar gerando lucro ou recebendo recursos de outras fontes.

Assim, integram o capital de giro todos os valores que apresentam alta liquidez, permitindo que o capital seja convertido para o cumprimento de obrigações e para o bom funcionamento do negócio.

Qual a importância do capital de giro de uma empresa?

Todas as empresas têm operações internas que devem ser realizadas para manter o negócio à todo vapor e funcionamento. Algumas dessas operações exigem disponibilidade de recursos financeiros para que possam acontecer.

O capital de giro entra aí. Ele engloba os recursos necessários para que essas operações aconteçam.  Em outras palavras, trata-se do dinheiro que vai garantir que a empresa continue sobrevivendo e funcionando enquanto os investimentos ainda não geraram retorno, os clientes que compraram a prazo ainda não pagaram suas faturas, ou, quando as vendas estão baixas e seus retornos não são suficientes para cobrir todas as despesas da empresa.

Imagine, por exemplo, se a empresa realiza uma venda com pagamentos parcelados para 30, 60 e 90 dias. Nos três meses em que serão pagas as parcelas dos valores devidos pelo cliente, a empresa precisa ter recursos financeiros para manter suas atividades; o capital de giro tem exatamente essa função.

Inadimplência e capital de giro:

Quando o assunto é inadimplência, a situação é ligeiramente diferente.

Se você, por exemplo, produziu uma entrega a um custo de R$ 5 mil e seu cliente não cumprir as obrigações dentro do prazo estipulado, estes R$ 5 mil farão falta no seu caixa.

Com isso é preciso recorrer ao capital de giro para cobrir provisoriamente esse atraso.

Como aumentar o capital de giro baixo:

O capital de giro está diretamente vinculado com a saúde financeira de uma empresa. Portanto, negócios que operam com um capital de giro muito baixo, correm maior risco financeiro, tendo em vista a possível inadimplência, problemas de mercado, recessão econômica, despesas imprevistas ou necessidades financeiras elas se encontram despreparadas.

Se o capital de giro da sua empresa está muito baixo, optar pelo empréstimo com garantia de Imóvel da Galleria Bank pode ser a solução para salvar a situação da sua empresa.

A opção é ideal para os empresários que precisam de mais um tempo para se reestabelecer nos primeiros momentos após a pandemia e, quitar dívidas adquiridas no início da pandemia de COVID-19. Não perca mais tempo, CLIQUE AQUI e faça sua simulação de crédito.