7 Dicas para empreendedores iniciantes

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas) para a CNN, pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Isso leva os empreendedores a um cenário extremamente sensível a falhas, principalmente de gestão. O momento pede atenção e atualização constante, e para te ajudar quanto a isso, nós do Galleria Bank  vamos te dar 10 dicas de gestão para empreendedores.

1. Foco no nos fluxos de caixa

Esta é uma das funções mais importantes de um gestor de negócios. É a partir daí que o empreendedor monitora com clareza, todas as despesas e receitas operacionais vinculadas a determinado período. Isto é mais do que fundamental para  o que é fundamental para definir se a empresa possui ou não uma movimentação saudável.

Depois de um certo tempo, os fluxos de caixa também ajudam o gestor a realizar projeções de vendas para conseguir antecipar futuras necessidades com base no histórico da empresa.

2. Estabelecer sociedades corretas

Caso o empreendedor opte por sociedades, uma dica do Galleria Bank  é escolher pessoas com bases de conhecimento diversificadas. Pense em agregar competências complementares, na sua empresa para que seja possível suprir as áreas que a empresa tem, como controle financeiro, compra de matéria prima, marketing e atendimento.

3. Compartilhe a sua ideia

É comum que empreendedores iniciantes tenham medo de compartilhar suas ideias e serem e terem seus projetos copiados. Porém, ao conversar com as pessoas certas, você pode se surpreender e fazer conexões de grande valia para seu negócio. Ter contato com outros empreendedores, principalmente com aqueles que já tiveram alguma experiência semelhante, ajuda o empreendedor a ter insights e entender diferentes estratégias utilizadas pelo mercado.

4. Tenha propósito

Faça o que tenha valor para você e para os outros. Quando o empreendedor sente que está fazendo um bem para as pessoas com o seu trabalho, a fonte de motivação se multiplica. Logo você e seus colaboradores passarão a trabalhar não só pelo dinheiro, mas por algo que acredita.

5. Valide o seu modelo de negócio

O ideal é testar e validar seu negócio o mais rapidamente possível – e não ter medo de mudar completamente a estratégia caso seja preciso. Lembre-se de que, se você invalida uma ideia em pouco tempo, o prejuízo é menor.

6. Conheça profundamente os seus clientes

Entre na conversa que o seu cliente está tendo internamente consigo mesmo. Se coloque no lugar deste cliente, faça pesquisas de mercado, crie personas para suas ofertas e entenda os hábitos e as rotinas de quem você quer atingir. Com essas informações em mãos, é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários e obter sucesso mais facilmente.

7. Tenha certeza de que seu nicho tem futuro

De acordo com a análise de 101 casos de falência feita pela plataforma de inteligência artificial CB Insights algumas das principais razões pelas quais os empreendedores falham está no lançamento de produtos que não satisfazem necessidades do mercado até a criação de serviços sem utilidade, vindos de uma leitura incorreta da demanda do mercado (42% dos casos).

Por isso, antes de investir, consulte todas as fontes possíveis para garantir que seus futuros clientes ainda vão precisar de você por muito tempo. 

Se você quer que a sua empresa cresça ainda mais e precisa de crédito para isso, a Galleria Bank te traz opções, como por exemplo o refinanciamento de imóvel.

Uma das vantagens do refinanciamento de imóvel é a possibilidade de uma taxa de juros menor do que a de empréstimos pessoais. Por isso, é uma transação que pode ser muito benéfica para seu negócio. Veja aqui o Simulador de Empréstimo com Garantia de Imóvel.

Share the Post: